Masonry Gallery Categories
Mulher analisando dados

26 set 6 etapas para se preparar para abrir um novo negócio

Quer abrir seu primeiro negócio e não sabe nem por onde começar? Sabemos que começar algo pode ser difícil, ainda mais com a situação econômica e política do Brasil, mas não impossível.

Todo projeto precisa passar por algumas etapas antes de se tornar de fato uma empresa. É necessário muito estudo, muita pesquisa, planejamento e principalmente um plano de negócio bem estruturado.

Para ajudar os novos empreendedores que querem investir suas economias para realizar o sonho de ter seu primeiro negócio, listamos aqui alguns passos fundamentais:

1. Ter uma ideia de produto/serviço

Para começar um negócio, você precisa ter uma ideia de produto ou serviço para desenvolver pro mercado, seja ela uma solução ou inovação. Para desenvolver essa ideia é preciso analisar, estudar, achar um problema ou achar uma oportunidade no mercado, para que assim você possa desenvolver seu produto de forma que ele se torne algo rentável.

2. Analisar mercado

Um dos primeiros passos é analisar profundamente o mercado no qual seu “negócio” irá atuar. Para com isso, saber se realmente vale a pena investir em um novo negócio neste mercado. Analisar o macroambiente, a taxa de crescimento do mercado no ramo que irá atuar, assim você saberá se sua solução irá vender ou não.

3. Analisar os Concorrentes

Aqui envolve analisar concorrentes, tanto concorrentes diretos quanto concorrentes indiretos, para com isso ver o quão bom são os produtos/serviços que já existem no mercado, ver qual estratégia que eles usam tanto em comunicação quanto em preço. Assim é possível ter uma noção do que esta dando certo (ou não) neste segmento de mercado.

Nesse item será preciso fazer muita pesquisa, muita pesquisa mesmo, para realmente chegar confiante no mercado. Aqui valem diversas ações, fazer cliente oculto, analisar os 4 Ps do concorrente e entre outras análises.

4. Planejamento financeiro

É preciso fazer um bom planejamento financeiro do novo negócio e entender de forma clara os investimentos iniciais necessários e o capital de giro. Isso é muito importante para que você consiga se manter no início, até que o negócio comece a gerar receita e se sustente. Prepare-se para ganhar pouco (ou quase nada) por algum tempo.

Nesse item é muito importante muito estudo e conversar com alguém que realmente entenda dessa área, para poder te auxiliar na construção de um planejamento. Um bate papo com o contador, o mesmo que irá encaminhar a abertura da empresa legalmente, pode ser muito útil para ajudar neste momento.

5. Economize sempre

Existem diversas opções de consultorias que dão um bom suporte para abertura de um negócio, pesquisa de mercado e planejamento, ajudando a minimizar os custos com o plano de negócio. Muitos empreendedores ainda não tem experiência, e esse tipo de consultoria é valiosa para lhe proporcionar conhecimento e evitar erros.

O SEBRAE é um canal muito interessante para buscar apoio. A instituição oferece muitos recursos e treinamentos na área de empreendedorismo e pode auxiliar até na busca de capital de giro e investimento.

6. Estudar os 4 Ps do Marketing

Um plano de negócio não existe sem a definição de um produto/serviço, do local onde será o ponto de venda, qual é o público alvo desejado, boa análise antes de construir a precificação do seu negócio e de como fará pra realizar as vendas. Ou seja, um plano de marketing é justamente a parte essencial de um plano de negócio, logo, antes de criar um você precisa entender muito bem o que são esses 4ps.

#Bônus

Não tenha medo de errar, pois é com a experiência que a gente aprender e ninguém nasce sabendo. Precisamos errar, arriscar e deixar o medo de lado para aprender ser um bom empreendedor.

 

Essas são algumas etapas que você precisará passar quando for se  preparar para abrir um negócio.

Posts relacionados: