Masonry Gallery Categories
busca de produtos dentro da loja virtual

08 maio Como está a busca de produtos dentro da sua loja virtual?

Loja virtuais que desejam aumentar a taxa de conversão, precisam melhorar a busca por produtos dentro do seu site. Uma pesquisa da SLI Systems indicou que, 34% das pessoas que acessam a loja online usam a busca. Quando não encontram o produto que procuram, 43% desses usuários abandonam o site sem ao menos navegar por ele.

Os dados dessa pesquisa trazem a tona a necessidade de sempre analisar como as pessoas procuram os produtos, sem desconsiderar os regionalismos e a diversificação cultural existente no Brasil. Por exemplo, blusas de moleton no Rio Grande do Sul com capuz e bolsos são chamadas de blusas canguru. Muitos gaúchos poderão procurar esse produto com essa palavra-chave no seu site, mas nos demais estados brasileiros será blusa de moletom, camisa de moleton, ou até mesmo de por outra expressão regional.

Existem várias ferramentas e mídias que auxiliam os profissionais na busca por palavras-chave. Destacamos o Google Anlaytics, Google Keyword Tool e as redes sociais como instrumentos de auxílio nas pesquisas.

Google Analytics

No caso do Google Analytics, é possível verificar quais as palavras-chave estão sendo usadas para acessar o seu site e verificar se essas palavras constam na sua lista da busca no e-commerce.

Google Keyword Tool

Já o Google Keyword Tool, te apresentará uma lista de palavras-chave que mais são buscadas no google e que estão relacionadas ao termo que você solicitou. Da mesma maneira, essa fonte de pesquisa poderá te direcionar a alguns termos que você ainda não tinha relacionado na busca de produto dentro da sua loja virtual.

Redes Sociais

As redes sociais podem ser usadas para gerar respostas instantâneas e rápidas. Elas poderão ainda capturar as terminologias de cada região brasileira. Neste ponto, use sua criatividade para interagir com seus seguidores, sem se esquecer de preservar a imagem da empresa e de trazer uma mensagem de acordo com o perfil do seu público.

Para Tiago Luz, responsável por desenvolvimento e produtos na tolv12, muitas lojas web perdem as conversões na deficiência da busca, por não implementarem uma busca fonética. “Esse é um detalhe que faz toda a diferença. A plataforma de e-commerce deve ter inteligência embarcada para compensar os erros de ortografia e palavras estrangeiras, principalmente no Brasil, um país continental com tantas diferenças culturais e regionais.”, acrescenta.

Em um momento em que se usa e se investe em diversos recursos para trazer o usuário para conhecer o site, as lojas virtuais não podem se dar o “luxo” de perdê-lo devido a uma implementação incompleta na busca.

A tolv12 está à disposição para auxiliá-lo com uma melhor perfomance de busca. Acesse www.tolv12.com

Posts relacionados: