Masonry Gallery Categories
web analytics e sua inteligência competitiva

10 out Web analytics e sua relação com a inteligência competitiva

Lendo um artigo sobre inteligência competitiva, me deparei com uma visão interessante sobre o estágio das empresas quanto à utilização das informações geradas pelas ações de comunicação digital. Estas, chamadas de métricas (web metrics), devem servir como parâmetro para a tomada de decisão dos investimentos em marketing e comunicação digital. As empresas podem utilizar estas informações em diversos níveis de profundidade, classificando-se em cinco estágios:

1. Deficientes Analíticos “O que aconteceu no nosso mercado?”

Neste nível, os dados são usados apenas para melhorar as operações da empresa.

2. Análise Localizada: “Como podemos melhorar nosso negócio?”

As empresas que se encontram nesta fase utilizam as análises para potencializar as atividades funcionais, análise de retorno sobre investimento, ou seja, já existe um início do uso de informações. Porém, ainda não há um alinhamento estratégico da organização. Neste nível, a empresa coleta informações como: caminho do cliente no site, funil de compra e teste A/B.

3. Aspirantes Analíticos: “Podemos extrapolar as tendências existentes?”

Estas empresas fazem a análise para o desenvolvimento de competência de forma distinta da análise de desempenho futuro. O alinhamento é estratégico vertical, sendo assim é focado no envolvimento e desenvolvimento do topo da hierarquia empresarial. As informações baseadas nas métricas direcionam a decisão sobre o portfólio de produtos, segmentação, otimização de campanhas e canais.

4. Empresas Analíticas: “Como inovar para nos diferenciar?”

Neste nível, a análise das informações é um direcionador importante de desempenho e valor. Dessa maneira, os resultados são direcionados para serviços e produtos com características inovadoras e que agregam valor para o usuário. O relacionamento é o ponto chave, uma vez que são essas interações que mostram as decisões de valor do consumidor.

5. Líderes Analíticos: “Como permanecer na liderança?”

Este é o nível pleno da utilização da inteligência analítica. Para permanecer neste ponto é necessário sempre buscar a integração com os sistemas legados, análise preditiva, como também o planejamento estratégico.

Identificar o estágio e planejar estratégias de mudanças foi essencial para alguns parceiros nossos que, ao longo do tempo, estavam perdendo oportunidades latentes. Identifique em qual nível sua empresa se encontra. Aproveite os estágios apresentados com um pontapé inicial para o crescimento e amadurecimento das suas ações de competitividade.

Posts relacionados: