Masonry Gallery Categories
Teste A/B para o e-mail marketing

29 abr Teste A/B para o e-mail marketing: como utilizar estrategicamente

E-mail marketing já é comprovadamente uma estratégia de marketing de excelência para o relacionamento com os consumidores e para aumentar as conversões da loja. Com este conhecimento, muitos e-commerce têm investido nessa ação e os usuários têm sua caixa de e-mail sempre cheia de mensagens.

Como se destacar?

A utilização do teste A/B é um caminho para se encontrar respostas na elaboração de campanhas mais atraentes para o seu mailing e, consequentemente com altas taxas de abertura, clique e  conversão.

O que é teste A/B?

O teste A/B é um disparo prévio de uma mesma campanha de email marketing, porém com algumas variáveis distintas, como disposição dos produtos, mensagens, assunto, entre outras. Esse teste é enviado apenas para uma pequena parcela do mailing, ou seja, um pequena base do seus contatos recebe um peça chamada de A e a outra pequena parte recebe a outra peça chamado de B.
Diante do resultado das taxas de abertura, clique e conversão, é possível verificar qual mensagem teve o melhor retorno. Assim, o disparo estará mais alinhado ao seu público-alvo e sua campanha terá mais chance de sucesso.

Variáveis no teste A/B

Assunto: você poderá criar um assunto provocante, explicativo, criativo, que crie uma dúvida ou que seja extremamente claro com o que o contato irá encontrar ao abrir o e-mail. A sua taxa de abertura é altamente impactada pelo assunto e, se ela for baixa, consequentemente a conversão será baixa. Faça testes!

Conteúdo: este ponto oferece várias possibilidades de testes. Se você está começando a fazer disparos, poderá verificar até mesmo como trabalhar a linguagem com o seu público. Você poderá ser mais criativo, mais sóbrio, ou falar mais de liquidação. Qual a melhor disposição dos elementos? Que cor provocará mais o seu mailing? Que fonte utilizar? Como deve ser o botão “call to action”? Qual imagem utilizar e qual tamanho elas terão? Todos esses elementos têm grande influência sobre o impacto sobre a taxa de cliques. Não esqueça de acima de tudo ser coerente com sua marca e a identidade do seu site. Analise!

Remetente: verifique a aceitação dos seus consumidores quando o e-mail é enviado em nome da empresa, produto/serviço, departamento ou até mesmo de um funcionário específico. O impacto da reputação do remetente nos servidores de e-mail também interfere na taxa de entrega. Fique atento!

Dia e horário: faça testes com disparos pela manhã, tarde e noite e em dias diferentes da semana. Até os horários de um mesmo período do dia podem interferir. A propensão de leitura muda muito de acordo com o público-alvo. Se é jovem e mais descolado ou se é mais idoso e acorda cedo. Se o seu negócio atinge uma parcela específica de profissionais, a rotina do trabalho afetará diretamente na taxa de abertura de e-mails. Analise todas essas e outras possibilidades para encontrar a mais interessante para o seu disparo.

Para que o teste A/B seja verdadeiramente útil, é essencial que as variáveis sejam analisadas uma de cada vez. Só assim, você terá certeza do que foi positivo e negativo nas variáveis.

Posts relacionados: