Masonry Gallery Categories
layout da loja virtual

22 out Relayout da loja virtual: quando deve ser feito?

As mudanças podem envolver a modernização da marca, cores, letras e tecnologias. Já se passaram dois, quatro, cinco anos desde a entrada da sua loja no ambiente virtual. Será que já é o momento de repensar no layout e nas funcionalidades do seu e-commerce?

O design evoluiu juntamente com as rápidas mudanças da internet. Assim, uma hora será necessário o relayout. Esteja sempre antenado para não ficar para trás. Para o ajudar a descobrir este momento , separamos algumas dicas.

1. O site não oferece mais uma navegação intuitiva

A queda das conversões, poucos cadastros, muitos clientes usando o atendimento online, já são índices que o e-commerce precisa ser replanejado. Este é um dos principais fatores que levam ao redesign, pois é essencial que os visitantes encontrem com facilidade o que estão procurando em sua loja. É importante destacar também que novas informações e conteúdos contribuem para a otimização do site, e traz como consequência um melhor posicionamento nas buscas orgânicas.

2. O e-commerce dos concorrentes estão com um layout mais moderno

Mesmo que sua loja venda produtos antigos e da moda vintage/retrô, isso não significa que o seu design precisa ser do início dos anos 2000. Se os seus concorrentes estão oferecendo uma melhor experiência de compra, e um dos fatores dessa vantagem é o layout mais moderno, você já está atrasado no replanejamento do seu site. Organize melhor o seu conteúdo, verifique o tamanho dos seus botões e das letras usadas, repense na prioridade de cada informação e modifique. Não se esqueça de alterar as tecnologias ultrapassadas, como por exemplo os banners em formato flash.

3. Novo posicionamento do negócio

Reafirmando que as mudanças ocorrem muito rápido no ambiente virtual, a empresa pode desejar ou necessitar mudar seu posicionamento estratégico para sobrevivência ou para aumento dos lucros.  Quando  novas regras são implementadas, um novo sistema de atendimento ou prestação do serviço, ou ainda mais um nicho se encaixa como o perfil consumidor, é sempre importante avaliar a troca do layout.
O ideal é que se faça uma pesquisa para saber se as mudanças no site estão trazendo reações positivas. É importante frisar aqui que, a mudança que se deve ter, neste caso, é com relação ao layout e não sobre a identidade da marca.

4. Adaptação da marca

Algumas mudanças tecnológicas também exigem que se recrie ou modifique a marca, deixando-a mais moderna. Assim, ao fazer as alterações na marca é necessário trabalhar para que todo o visual da mesma e do negócio estejam alinhados. Por mínima que seja a mudança, o e-commerce deve ter os mesmos elementos da marca.

Seja qual for o motivo para a mudança do layout da loja, o mais importante é a opinião do cliente. Faça testes A/B, por exemplo, para avaliar se as mudanças foram positivas para o seu público-alvo.

Posts relacionados: