Masonry Gallery Categories
Imagem sobre base de conhecimento

17 nov Por que montar uma base de conhecimento para seu negócio?

Para qualquer tipo de negócio é fundamental ter uma base de conhecimento, onde tenha todas as informações necessárias para ser consultadas e acrescentadas.

Uma base de conhecimento pode ser usada tanto interno quanto externo em uma organização. O uso interno é focado para colaboradores terem acesso às informações que são necessárias para que possa fazer o trabalho com eficiência, de acordo com o plano estratégico da organização, como treinamentos, manuais, padrão de atendimento e etc. O uso externo é focado para os clientes, onde eles podem ter acesso a manuais dos produtos, passo a passo de compra, informações de recursos, configurações, informações de pagamento, embalagem e etc. Logo, a base de conhecimento é uma excelente ferramenta de automatização e apoio ao processo de atendimento.

Entenda mais o que é base de conhecimento e os benefícios para seu negócio.

O que é uma base de conhecimento?

Base de conhecimento define uma base de dados ou conhecimento acumulado sobre um assunto especifico. Onde é possível encontrar toda informação necessária sobre esse assunto, através de vídeos, textos e infográficos. Essas informações podem ser utilizadas para solução de problemas apresentados pelos clientes ou treinamento interno para novos colaboradores.

Importante lembrar: uma base de conhecimento deve se manter sempre atualizada, o que exige muito comprometimento, atenção e planejamento.

Por que ter uma base de conhecimento?

Com uma base de conhecimento o cliente tem mais um meio de atendimento, no qual ele mesmo pode encontrar as informações que precisa, antes de entrar em contato com o SAC da empresa. E se utilizado de forma correta, mantendo a base de conhecimento atualizado, além de otimizar a qualidade do atendimento, otimiza também o trabalho.

Como montar uma base de conhecimento

Para organizar sua base de conhecimento e disponibilizá-la ao cliente, a ferramenta tolvdesk gera um portal de consulta completo. Neste portal o cliente poderá fazer buscas, explorar as categorias de soluções e artigos, e ainda abrir tickets (chamados). O cliente pode acompanhar o andamento dos seus tickets, após fazer o login.

Fonte: Tolvdesk

Fonte: Tolvdesk

Para criar uma base de conhecimento e torná-la eficiente, é preciso ter informações completas que ofereçam soluções para o usuário. Veja os principais passos para montar:

Descreva as soluções claramente

Textos informativos escritos de forma clara, sem muitos termos técnicos podem ser uma excelente fonte de pesquisas na sua base de conhecimento. Use bastante imagens e vídeos para auxiliar no entendimento do conteúdo.

A base de conhecimento é uma forma de se comunicar com todos (clientes ou não) e é importante que a comunicação seja clara e objetiva.

Classifique suas informações

É importante classificar as informações, para que o cliente encontre com facilidade e de forma eficiente o que procura. Além disso, a classificação mantém as informações organizadas no portal.

O tolvdesk permite que você crie categorias, dentro delas pastas e dentro destas pastas que incluirá os artigos para consulta dos clientes.

Outros meios de contato

Para aqueles clientes que não conseguiram encontrar sozinhos as respostas que precisam, ou que queiram tirar dúvidas direto com a empresa, um chat online e informações de contato irá auxiliá-lo a obter respostas rápidas.

Monte uma base de conhecimento para sua empresa e agilize o atendimento.

Posts relacionados: