Masonry Gallery Categories
Facebook - estrategias de marketing online

14 mar Pesquisas contribuem para a identificação de novas estratégias de engajamento no Facebook

Preciso ter uma Fanpage? Como aumentar o número de fãs e interações com a marca? Qual é o potencial do e-commerce dentro do Facebook?

Essas são algumas das questões que tem “assombrado” muitos empreendedores no mercado virtual. O aumento da frequência de acessos ao Facebook tem trazido a preocupação das empresas em buscar formas criativas de propagar sua imagem. Confira alguns dados de pesquisa:

  1. De acordo com uma pesquisa da M. Sense realizada com 570 participantes, 75% acessam a rede social ao menos uma vez por dia e interagem com várias empresas. O mesmo estudo indica que 72% dos “facebookianos” discutem sobre as mercadorias compradas e as que irão comprar na web. 12% dos entrevistados afirmaram já ter comprado ao menos uma vez diretamente pelo Facebook
  2. A Rakuten, em uma pesquisa global independente sobre as tendências de compra, mensurou que 63% dos brasileiros têm recomendado produtos por meio de uma rede social.
  3. Uma pesquisa da Nielsen informou que 90% dos conectados no Facebook confiam na recomendação de amigos.
  4. Um estudo do Gartner indicou que 50% das informações sobre novos clientes serão baseadas em identidades de redes sociais como ‘login do Facebook’ até o final de 2015, porcentagem que hoje não chega a 5%.
  5. Segundo pesquisa realizada e divulgada recentemente pela empresa de monitoramento de internet SocialBakers, o Brasil foi o país que mais ganhou usuários no Facebook em 2012, com um aumento de cerca de 30 milhões de novos membros, o que o torna o segundo país mais presente na rede, com 64,8 milhões de usuários, ficando atrás apenas dos EUA.
  6. Participantes de uma pesquisa, da eCRM123, sobre compras no e-commerce neste último Natal, relataram a opinião sobre qual a rede social que gostariam de obter suporte após as compras online. O Facebook liderou a preferência como a rede social onde 77% dos consumidores buscariam ajuda após a compra.

Diante desses dados, é evidente a necessidade de se criar estratégias e dar mais relevância às redes sociais, principalmente ao Facebook, nos planos de comunicação da organização. A construção desse relacionamento, cliente x empresa, começa com o conteúdo divulgado pela mesma. É preciso que ele seja relevante, que crie engajamento, ou seja, o conteúdo divulgado precisa gerar motivos para que os fãs se expressem, seja curtindo, comentando ou compartilhando.

Um trabalho expressivo no facebook, que crie afinidade, defensores da marca, conversão em vendas e fidelidade, precisa ir além do número de fãs. Ter aumento do número de pessoas que curtem a FanPage é a primeira etapa, mas o conteúdo deve instigar a interação para que o fã se sinta parte dela. É importante também que os posts levem o fã a compartilhar o conteúdo para que outras pessoas possam visualizá-lo e, assim poderem fazer parte da sua rede de fãs. Tudo isso faz parte do engajamento da FanPage na rede social.

#Dicas para criar engajamento no Facebook

  1. Dê motivos para os seus fãs se expressarem. Faça enquetes, perguntas com respostas rápidas, simples e focadas, busque a opinião sobre os seus produtos e lançamentos. Não peça seu fã para fazer comentários grandes, se ele quiser, assim o fará. Permita que ele responda com “sim”, “não”, ou faça questões que ele terá a opção 1 ou 2. Você poderá ainda enviar enquetes para ele responder com o nome do produto. Crie brincadeiras e seja criativo. Recolha essas informações, elas serão parte do enigma que você precisará decodificar para chegar ao sucesso. Use-as para conhecer melhor seu público e como uma fonte preciosa para identificar os melhores caminhos para atingí-lo com produtos e informações que eles desejam e precisam.
  2. Converse! Não deixe seu público falando sozinho. Interaja com os comentários. E, se preciso, responda um a um, quando a rede for usada como SAC.
  3. Ofereça conteúdos exclusivos. Evite copiar aquelas imagens com mensagens. Ao usar memes, personalize-o. Se possível, ofereça imagens dos seus produtos que sejam diferentes daquelas que o seu público já visualizou na sua loja virtual. O fã quer se sentir exclusivo, vip, quer saber sobre promoções, lançamentos, prêmios, por isso, crie uma identidade da sua marca nos seus posts.
  4. Comunique aquilo que o seu público quer saber. Muitas pessoas responsáveis pelas redes sociais das empresas querem falar sobre aquilo que elas gostam e acabam perdendo o foco. Não crie posts para divulgar aquilo que você curte, mas sim o que o seu público curte com foco no seu serviço/produto. Use aquelas informações obtidas em suas enquetes, como termômetro para entender o que o público da sua marca/loja quer ouvir, quer conhecer, quer interagir.
  5. Fale a língua do seu público. Saiba como trabalhar as informações na sua FanPage. Pense que tipo de brincadeira é possível fazer, que linguagem usar: mais jovem, mais sóbria, com gírias, etc.
  6. Humanize sua marca. Não seja um robô na rede social. Você pode criar personagens que se relacionem com a sua marca.
  7. Explore o conteúdo gerado pelo seu fã. O seu fã pode ser uma excelente fonte de conteúdo e proporcionar ótimos insights para essa elaboração. Além disso, eles podem se tornar grandes divulgadores e defensores da sua marca, gerando conteúdo para sua divulgação.
  8. Direcione o comportamento do seu fã. Não se esqueça do seu foco e objetivo no conteúdo dos seus posts. Tenha sempre em mente onde você quer que o seu fã chegue com a divulgação daquela mensagem.

Posts relacionados: