Masonry Gallery Categories
perfil do consumidor

24 jan Pesquisa do IBOPE identifica o perfil do e-Consumidor

No final do último ano, o IBOPE realizou uma pesquisa para identificar o perfil do e-consumidor. Veja os dados que foram levantados.

Aumento da presença feminina em compras online

Ainda não é maioria, mas as mulheres já representam 49% dos e-consumidores.

Classe social

A Classe social é de 65% do público entrevistado pertencem à classe A e B.

Idade

Idade: 28% dos e-consumidores têm idade entre 25 e 34 anos.

Pesquisa antes da compra

São 57% dos usuários que acessam os sites várias vezes no mesmo dia procurando informações do produto que desejam.

Frequência de compra

Os 31% dos entrevistados compram pelo menos uma vez por mês nas lojas virtuais.

Decisão de compra

Decisão de compra: 95% das pessoas compram pela comodidade que a loja oferece, 85% compram nas lojas que oferecem os melhores preços e 66% compram pela variedade de produtos que o e-commerce vende (para fazer venda casada, aproveitar o valor do frete ou conseguir o valor de compra para o frete grátis).

Decisão de não comprar

Decisão de não comprar: 84% responderam que decidem não comprar alguns produtos ou serviços pela ausência da experiência com a mercadoria (o não poder ver, nem tocar, nem experimentar) e pela insegurança em receber o produto adquirido.

Considerando este último ponto, a decisão de não comprar, os e-commerce precisam se preocupar sempre em apresentar ao consumidor uma loja atraente, com uma navegação intuitiva, boas imagens dos produtos, além dos selos e certificados de segurança do site. Também é importante oferecer um conteúdo bem descritivo do produto e o máximo de experiência com o mesmo, como medidas, várias fotos, vídeos, informações do fabricante, chat online para que um atendente possa ajudar o usuário com suas dúvidas.

Posts relacionados: