Masonry Gallery Categories
Consumidor online

14 maio Por onde anda o seu cliente antes da conversão?

A análise das conversões de seu e-commerce deve levar em consideração todas as mídias pelas quais o visitante passou, e não apenas a última.

Uma das características da internet é que ela possibilita um comportamento dinâmico aos seus usuários. Por esse motivo, a análise das conversões de seu e-commerce deve levar em consideração todas as mídias pelas quais o visitante passou, e não apenas a última. Para entender melhor o universo que acompanha as conversão nas lojas virtuais, o Ibope, apresentou uma pesquisa que identifica os caminhos mais comuns do consumidor nos 30 minutos que antecedem suas compras. A pesquisa foi dividida em três grande áreas: Cultura, Multicategoria e Beleza.

Cultura

O Ibope divulgou que 27% dos e-consumidores de livros, CDs e DVDs navegam em redes sociais antes de concluírem a compra. No entanto, nos 10 últimos minutos antes da compra, elas perdem a relevância (17%) e quem ganha espaço são os sites concorrentes (21%). Uma observação importante da categoria de cultura são os buscadores, que também vão sendo mais acessados nos minutos mais próximos à venda.

Multicategorias

No segmento de multicategorias, o estudo verificou que desde os 30 minutos anteriores à compra os concorrentes já são os canais mais acessados (24%), e segue se intensificando até os minutos finais da conclusão de compra (20 minutos antes da compra – 33% e 10 minutos antes da compra 43%). Da mesma maneira que nas lojas que comercializam produtos do departamento de cultura, as mídias sociais estão no topo da preferência de navegação nos 30 minutos antes da conversão (24%), mas nos 10 minutos finais elas perdem essa atenção (15%) para os buscadores (16%).

Beleza

O fluxo de navegação de quem adquire pela web os produtos de beleza como cosméticos e perfumes tem uma forte presença nas mídias sociais. A pesquisa aponta que o interesse de muitos e-consumidores começa nas redes sociais (27%). Nesta categoria, elas perdem também o espaço no decorrer da compra, mas a redução de interesse é bem menos acentuada que nas categorias anteriores (multicategoria e cultura). Os portais se destacam como a mais importante navegação deste processo de compra (25%), seguidos pelos buscadores (21%). A concorrência, para este usuário, só se torna essencial nos últimos 10 minutos que antecedem a compra (17%), mas essa navegação não chega a ser tão importante como os portais, os buscadores e as mídias sociais.

Outros canais que aparecem na navegação dos usuários antes da compra são: os blogs e os agregadores. Assim, uma conclusão que se pode tirar dessa pesquisa é a importância de ser multicanal, de estar presente em diversos tipos de canais, uma vez que vários são os pontos que desempenham um papel relevante durante todo o processo de compra.

Não despreze a parceria e anúncios em blogs, portais, buscadores e agregadores. Relacione com seus contatos nas redes sociais. E nunca se esqueça dos seus concorrentes. Não visite os sites deles apenas para conferir o preço, mas avalie também as condições de pagamento, entrega, descrição de produtos, fotos, vídeos, navegação do site, promoções e procure assegurar que o seu cliente têm mais vantagens ao comprar pela sua loja virtual.

Posts relacionados: