Masonry Gallery Categories
Prioridade Para o SEO

14 maio Google ou usuário: qual é a prioridade para o SEO?

Por incrível que pareça o usuário tornou-se mais importante que o Google.

Ahn?

Lembra-se daquela preocupação em como se posicionar melhor no Google? Ela ainda deve ser considerada, mas o foco principal na web é cada vez mais o usuário. A descrição de um conteúdo, a estrutura visual, as imagens, a linguagem de programação devem estar orientadas com as boas práticas do Google e com os interesses do seu público-alvo.

Conteúdo digital alinhado as boas práticas do Google e com foco no usuário

Seja um blog, com posts de artigos ou notícias, ou uma descrição de produto, o importante é que o texto fale diretamente ao seu público, usando a linguagem adequada para atingir a meta desejada.

Algumas dicas:

  1. Realce o título da matéria ou nome do produto e dê as informações principais “logo de cara”.
  2. Divida as informações em tópicos, subtítulos para criar uma estrutura agradável de leitura. Um exemplo para produtos seria: dimensões (guia de tamanho), funcionalidade (dicas para melhor aproveitamento do produto), garantia e informações técnicas, entre outros.
  3. Destaque algumas palavras do texto.
  4. Insira links relevantes nas palavras-chave do texto e links para produtos relacionados, no caso da loja.
  5. Use fotos de qualidade, tabelas, gráficos, vídeos, etc. Essas são estratégias que deixam o texto mais “leve” e para produtos gera credibilidade, proximidade e identificação do consumidor com o objeto desejado.

Esqueça o “Ctr + C”

O conteúdo duplicado além de ser uma prática não recomendada pelo Google não oferece nenhuma exclusividade ao seu usuário, ou seja, de cara você já sai perdendo. O foco no seu público-alvo tem toda a relação com a necessidade de ter o conteúdo compartilhado e comentado nas redes sociais. Assim, a novidade é essencial.

Isso também vale para os e-commerce que recebem muitos produtos com a descrição e todas as demais informações do fabricante. Ter um texto além deste, pode ser um detalhe que fará muita diferença na conversão, pois as informações técnicas todos os sites que comercializam o mesmo produto terão.

Dessa maneira, os esclarecimento adicionais sobre o produto, com instruções na linguagem do seu público, permitirão uma aproximação da loja com o futuro cliente. Para entender melhor esse ponto, basta lembrar de quando você entra em uma loja fora da web e é atendido por um vendedor que entende sobre aquilo você deseja comprar, responde suas perguntas e explica todas as funcionalidades. Com essa eficiência no atendimento, tenho certeza que mesmo que você tenha que pagar um pouco mais caro, você irá fazer aquela compra. Assim também é nas lojas virtuais com as informações do produto.

Posicionamento natural nos buscadores

Confira algumas dica básicas e coloque-as em prática: já!

  1. Não exagere, mas faça uma lista com as principais palavras-chave relacionadas ao texto. Aplica-as ao texto, mas sem ser excessivo para que não torne a leitura cansativa devido à repetição.
  1. Evite flash.
  2. Faça títulos relevantes, chamativos.
  3. Tenha imagens de qualidade, mas que também sejam “leves” para facilitar a indexação e navegação.

 

Posts relacionados: