Masonry Gallery Categories
PDCA

10 nov Entenda o que é PDCA e como aplicá-lo na sua empresa

No mundo de negócios, onde predomina a competitividade e a excelência, é comum as empresas estarem cada vez mais buscando meios de aperfeiçoar seus processos para ampliar lucros e aumentar a satisfação dos clientes. Existem diversas ferramentas no mercado que podem auxiliar sua empresa a planejar processos, prever e solucionar falhas, e claro, obter resultados. Mas hoje vamos falar da ferramenta de gestão de qualidade, o ciclo PDCA.

O que é PDCA?

O ciclo PDCA também é chamado de “ciclo de deming”ou “ciclo de shewhart”. A Sigla PDCA significa: P do verbo Plan (planejar), D de verbo do (fazer ou executar), C do verbo check (checar, analisar ou verificar) e A do verbo Action (agir).

PDCA é uma ferramenta de gestão muito conhecida por administradores de empresa. De forma ampla, essa ferramenta visa controlar e melhorar os processos de produtos de uma forma continua. Ou seja, ela é utilizada no controle do processo para a prevenir e solucionar problemas.

Como funciona o ciclo PDCA?

O ciclo auxilia a identificar e solucionar problemas, podendo transformar esses problemas em oportunidade para melhorar o processo. O ciclo também pode ser usado para melhorar as diretrizes de controle ou induzir outros melhoramentos.

O ciclo PDCA funciona da seguinte maneira: seu inicio é pela etapa de planejamento (Plan), nessa etapa o objetivo é focar na parte estratégica do ciclo, onde será feito o levantamento de dados e análise das informações coletadas. Em seguida ocorre a execução (Do), onde tudo que foi planejado será executado, gerando a necessidade de avaliar a qualidade do que esta sendo executado, o que nos leva para etapa de checagem (Check), nesta etapa é feita a verificação de tudo que foi executado, comparando com o planejamento. Por último, a etapa ação (Action), após toda a análise é preciso agir, para corrigir os problemas e divergências encontradas.

Fonte: JRB

Fonte: JRB

Como posso aplicar na empresa?

Como visto no item anterior, o ciclo do PDCA segue uma ordem de execução, para aplicar na sua empresa, é preciso que essa ordem seja respeitada.  Vamos ver por etapas, como aplicar.

Etapa 1: Planejar

Nesta primeira etapa do PDCA é preciso elaborar um plano com base nas diretrizes e políticas da empresa, desenvolver uma estratégia que se proponha a resolver problemas encontrados.

Dentro dessa etapa temos 3 fases fundamentais, que são: estabelecer os objetivos, escolher o caminho para que estes objetivos sejam atingidos, e a definição do método que será utilizado.

É nessa etapa, que será escolhida a equipe com os profissionais capacitados, para poder liderar os processos.

Etapa 2: Fazer/executar

Após o planejamento estar pronto, é hora de aplicá-lo. Essa etapa, consiste em  aplicar o plano e principalmente em treinar toda equipe que esta envolvida, para prepará-los para o métodos que será empregado. Nesta etapa deve ser acompanhado de perto, para que não seja desviado do seu objetivo.

Etapa 3: Verificar

Nesta etapa do PDCA é feita a análise ou verificação, dos resultados e dados coletados. Essa etapa pode se desenvolver tanto ao mesmo tempo, em que o plano quando é elaborado, quanto após a execução. O objetivo desta etapa é identificar as possíveis erros ou falhas.

Etapa 4: Ação

Nesta etapa são tomadas as ações corretivas com base no que foi verificado, ou seja, corrigir os problemas encontrados na etapa anterior. Após solucionar os problemas  e identificar as causas destes, deve começar o ciclo novamente pela etapa 1, e assim continuamente.

Com a prática desse método, os processos irão se aprimorar cada vez mais.

Vantagem de usar essa ferramenta?

  • Permite de forma otimizada e continua análise e controle dos processos;
  • Auxilia aumentar a confiabilidade e a eficiência das atividades de uma empresa;
  • Metodologia simples de aplicar;
  • Traz ganho reais para toda empresa que utilizar de forma correta;
  • Otimiza as diretrizes de controle;
  • Diagnostico detalhado sobre os processos;

#Bônus: Aprenda mais sobre PDCA

Para aprender mais ainda sobre o PDCA, veja o vídeo a seguir:

Gostou da metodologia e quer aplicar na sua empresa? Essa planilha de ação do PDCA pode lhe ajudar.

Posts relacionados: