Masonry Gallery Categories
videos de produtos

11 abr E-consumidores estão mais predispostos às compras com vídeo do produto

O aumento foi de quase 10%, em relação a 2012, a favor das compras em e-commerce que oferecem vídeos. Você já pensou em apresentar seus produtos com vídeos, além dos textos e imagens? De acordo com uma pesquisa do e-tailing group, 57% dos e-consumidores dizem que se sentem mais confiantes em comprar online após assistirem um vídeo do produto no qual estão interessados. Essa mesma pesquisa foi realizada em 2012, e ao compararmos os resultados com este ano registra-se um aumento de quase 10% a favor das compras em e-commerce que oferecem vídeos. Já em relação a 2011, o aumento seria de 27%.

Para confirmar essa tendência, um estudo da ComScore mostrou que o Brasil é o sétimo maior mercado de vídeo online no mundo. A audiência brasileira alcançou 43 milhões de espectadores em dezembro do último ano. De acordo com Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da ComScore na América Latina, “os vídeos online são parte importante do cenário virtual no Brasil, alcançando um grande número de pessoas em um contexto de envolvimento que é atraente para negociantes e anunciantes”.

Só em 2012 o consumo de vídeo online cresceu 18%. No caso dos vídeos relacionados ao produto, o aumento do interesse foi de 35%. Porém, apesar dos bons números, 50% dos consumidores consideram os vídeos importantes, mas não como um dos principais fatores no momento da decisão de compra.

Os e-consumidores responderam no estudo da e-tailing group que em grau de importância para a conclusão da compra ficaria:

  1. Qualidade da imagem (80% dos entrevistados)
  2. Disponibilidade de visualização em diferentes ângulos (64% dos entrevistados)
  3. Possibilidade de ver o produto em cores alternativas (61% dos entrevistados)

No entanto, os vídeos carregam outras vantagens, como a menor probabilidade da devolução do produto, uma vez que o cliente consegue ter um maior contato visual com o mesmo antes da compra. Por consequência, os custos com frete para troca e os desgastes com o problema da logística reversa podem ser evitados.

Outra vantagem da apresentação do produto em vídeos, é o compartilhamento do mesmo em redes sociais e outras mídias. Estudos de comportamento do consumidor indicam que 41% têm maior probabilidade de compartilharem vídeos, frente a fotos ou textos sobre os produtos.

Posts relacionados: