Masonry Gallery Categories
Fidelizar clientes no e-commerce

23 jan 7 Dicas para fidelização de clientes no e-commerce

Fidelizar cliente é uma ação que tem vários caminhos e formas. As estratégias podem variar de acordo com o posicionamento que a marca deseja, seu público-alvo, mercado, produto/serviço ofertado, entre outros. No entanto, temos alguns pontos comuns que devem estar no planejamento de uma loja virtual que deseja alcançar cada vez mais clientes fiéis.

1.    Várias formas de fazer o pagamento.

Já comentamos isso em alguns outros posts, e entrando mais uma vez neste assunto: ofereça o máximo de meios de pagamentos. Além das várias bandeiras de cartão de crédito, o boleto é muito importante, assim como os intermediadores, por exemplo o Pag Seguro e Pay Pal. Com várias opções, o consumidor decidirá de que forma ele prefere fazer o pagamento.

2.    Faça um atendimento de qualidade.

A experiência do usuário no site e na pós-venda dependem muito da conquista do cliente. Assim, procure uma boa ferramenta de atendimento e chat online, seja ativo nas redes sociais e mantenha o telefone e endereço da loja sempre atualizados. Resolva o problema do cliente e faça isso o mais rápido possível. Sempre dedique atenção exclusiva a ele no momento do contato e demonstre interesse na sua solicitação. Tenha cautela com as palavras usadas, é preciso ser bastante sensível neste ponto. Alguns clientes gostam da comunicação mais informal, outros preferem ser tratados em um tom mais formal. Não crie intimidade se o cliente não der espaço para essa atitude.

3.    Peça a opinião do cliente.

Envie um e-mail perguntando sobre a sua experiência de compra. Caso tenha alterado ou queira mudar algo em seu site, faça uma enquete para saber a opinião dos seus usuários. Permita que ele se sinta parte do seu negócio.

4.    Benefícios e promoções: muito importante!

Imagina receber junto com o produto adquirido um brinde surpresa? É claro que você iria gostar! Um cupom de desconto fora da época de aniversário também sempre trará felicidade para seu cliente. Outra opção é um desconto exclusivo por e-mail ou frete grátis. Seja criativo e faça seu cliente se sentir especial.

5.    Mantenha seu estoque e produtos atualizados

Invista em lançamentos. Tenha opções, tamanhos, cores e marcas diferentes para o usuário ter várias possibilidades de escolha e para atender aos vários gostos. Isso é importante, principalmente no retorno do cliente. É preciso ter muitos outros produtos que ele possa interessar. E não é porque você vende produtos específicos que essa regra não vale para o seu site. Muito pelo contrário, esforce-se e busque as novidades do seu mercado, certamente você irá encontrar algo.

6.    O site deve ter boa navegabilidade

Organização e navegação intuitiva é de suma importância. A internet preconiza a agilidade e comodidade, então não dá para esperar que o usuário fique muito tempo tentando encontrar o que ele deseja dentro do site. Use palavras fáceis e não se esqueça do campo de busca dentro do site.

7.    Vá além das informações técnicas

O conteúdo do site é essencial para a primeira compra e para a recompra. Descreva seu produto como usuário e não apenas como o fabricante. Use vídeos, boas imagens e dê espaço para os depoimentos de outros clientes. O uso do blog e das redes sociais são ótimos suportes para esta ação.

Não tem loja virtual? Veja como montar uma loja virtual e tenha bons negócios!

Posts relacionados: