Masonry Gallery Categories
Fonte: Zoom Digital

09 dez Compras de Natal em 2016: Mais de 30% das compras serão online

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o gasto médio com os presentes neste ano deve diminuir 5,3% em relação a 2015. Mesmo com a queda, o Natal 2016 deve movimentar R$ 50 bilhões com as compras de presentes. A projeção dos especialistas é que quase 108 milhões de pessoas irão às compras no mês de dezembro.

Para a maioria dos entrevistados as lojas físicas em shoppings serão as escolhidas para as compras (40,7%), mas para 32% dos consumidores ouvidos pela pesquisa a maior parte das compras para o Natal será feita via e-commerce, apresentando um aumento significativo em relação ao ano passado (30,3%). Neste tipo de compra, os locais preferidos são os sites de lojas de grandes marcas varejistas (40,7%), seguido pelas lojas virtuais de roupas, calçados e acessórios (34,7%) e, por último, sites de compra e venda (28,1%). As compras em sites internacionais apresentam apenas 0,1% na escolha do local da compra, uma diminuição de 5,0 pontos percentuais em relação ao ano passado, provavelmente em função do câmbio desfavorável deste ano.

Fonte: SHL

Fonte: SHL

Levando em consideração apenas os entrevistados que irão comprar presentes em lojas virtuais, a pesquisa do SPC Brasil e da CNDL mostra que esta opção responderá por 51,4% das compras, com um aumento entre aqueles consumidores das classes A/B (58,4%). Já o número de entrevistados que garantem que irão comprar todos os presentes para as datas festivas de dezembro pela Internet chega a 14,4%, representando um aumento de 6,4% em relação a 2015.

Atendimento durante as compras de Natal

Com a dificuldade que passa o Brasil na economia e com o desemprego, o mercado não está prevendo uma boa performance de vendas no natal. Então, é indispensável tirar o melhor proveito possível das oportunidades. Estruturar um canal de atendimento organizado e eficiente aumenta significativamente as suas conversões, reduzindo abandonos e aumentando a credibilidade da loja.

Algumas ferramentas podem auxiliar sua empresa a fornecer o melhor atendimento aos seus clientes, como sistema de chat online (onde os clientes podem tirar dúvidas e evitar abandono de carrinhos), sistema de helpdesk (para consultar base de conhecimento e abrir tickets para resolver problemas) e sistema de autoatendimento inteligente (para resolver dúvidas frequentes).

Posts relacionados: