Masonry Gallery Categories
como evitar opt-out no e-mail marketing

18 jul Como evitar que os contatos façam Opt-Out no e-mail marketing

O acompanhamento de todas suas ações de marketing tem se tornado cada vez mais essencial. No caso do e-mail marketing, é importante ficar atento com relação à interatividade da sua base de contatos. A queda no engajamento tem que ser identificada o mais rápido possível para que medidas que previnam o opt-out sejam tomadas.

Onde está o problema?

O primeiro ponto é definir o que tem causado a falta de interesse do seu mailing pelo seu conteúdo. De acordo com as várias pesquisas já feitas, os principais motivos para o cancelamento são: conteúdo irrelevante, frequência de envio inadequada para o tipo de público-alvo, peça de e-mail mal produzida, assunto mal feito e o uso de uma ferramenta que não tem uma boa entregabilidade. Assim, é preciso investigar todos esses pontos.

Nossa dica: comece do primeiro – conteúdo irrelevante, pois geralmente é a principal causa.

Faça filtros

Escolha uma ferramenta de disparo de e-mail que permita segmentações. Neste caso, precisaremos identificar os contatos que não estão interagindo ou nunca interagiram com a peça. É com este grupo de contato que as estratégias de uma nova comunicação devem ser direcionadas.

Faça enquetes

Não mande muitas perguntas, mas é legal enviar um e-mail solicitando a participação dos seus contatos a fim de conhecê-los melhor. Questione sobre sua frequência de envios, layout e conteúdo das peças, e também sobre os produtos de sua preferência.

Faça experiências

Crie conteúdos diversificados. Altere layout, ordem dos produtos/marcas, imagens, categorias de produtos, assuntos, e outras partes específicas ao seu mercado. Sempre tenha duas ou mais peças diferentes para fazer a comparação. Trabalhe com as alterações em momentos diferentes para que você possa saber qual mudança trouxe os melhores resultados.

Cuide da entrega

O assunto escolhido é extremamente importante para que o envio chegue ao seu destino. Preste atenção na escrita para não enviar mensagens com erros de português. Também evite textos muito grandes ou com conteúdo que não correspondem ao que foi enviado. Estas práticas juntamente com uma ferramenta que possui uma entregabilidade ruim podem direcionar muitas mensagens para a caixa de SPAM.

Reativar um contato não é uma trabalho simples, pois existem muitos fatores que podem ter influenciado essa falta de engajamento. Para que o resultado seja positivo e se tenha um público mais engajado, é necessário uma boa capacidade analítica e estratégias focadas.

Posts relacionados: