Masonry Gallery Categories
Cenário Brasileiro do E-commerce

05 abr Cenário Brasileiro do E-commerce

O Brasil é o terceiro país no mundo que mais gasta no e-commerce. Este foi o resultado de uma pesquisa desenvolvida pela Global Online ShopperReport, da WordPay, que analisou o perfil dos e-consumidores em 15 países. Brasileiros ficam atrás apenas da China e da Índia.

Segundo o estudo, a média mundial gasta em compras online 23% da renda mensal, que é a mesma média no Estado norte-americano. No Brasil, o consumo na web chega a 27% da receita mensal. No entanto, 8% dos e-consumidores brasileiros chegam a gastar 50% da sua renda mensal nas lojas virtuais.

O crescimento do consumo tem sido acompanhado do aumento do investimento em publicidade digital. Analistas indicam que este ano o crescimento da publicidade online será de 20% e em 2014 chegará a 28%.

Todos esses fatores trouxeram novas possibilidades, o que permitiu uma nova construção do marketing tradicional. Como as tecnologias aplicadas à internet são imensas, o trabalho da emarketing é desafiador.

Motores de busca

A compra de palavras-chave representa hoje 47% dos orçamentos da publicidade online. O Google, com a sua ferramenta Google Adwords, tem a maior participação nesse mercado, 67%. Essa ação garante que os websites apareçam na primeira página da pesquisa de busca feita pelo usuário, de acordo com as palavras-chave compradas.

Conteúdo original

A produção de conteúdo pela empresa/marca tem aproximado cada vez mais o cliente. Artigos nos blogs, discussões nos fóruns, vídeos no YouTube, fotos no Flickr, podcasts no iTunes, posts nas redes sociais, opiniões de usuários no e-commerce, enfim, todas essas possibilidades de engajamento do usuário com a loja, tem dado um toque mais humano a essa relação e fidelizado mais contatos.

Personalização e Customização

A comunicação das empresas têm sido elaborada de maneira mais focada nos desejos revelados pelo usuário e no seu comportamento online. Estudos têm apresentado que a personalização e customização dos websites tem contribuído com 55% dessa troca de informações.

Mobile

A publicidade em dispositivos móveis fechou 2012 no Brasil em 24,6 milhões de dólares, o que representou 1,2% do investimento digital. Até 2016 esse investimento deverá ser de 5%. Já tem sido feitos anúncios específicos para os smartphones e tablets, de acordo com a localização geográfica do usuário e o seu horário de acesso. Isso tem permitido que a busca seja mais focada, ou seja, o usuário ao pesquisar pizza do seu celular ao meio dia no centro da cidade está precisando de um delivery ou um lugar para comer naquele momento? É para ter esses discernimentos que as ferramentas para o mobile estão sendo elaboradas.

Métricas

Para planejar e executar uma estratégia os profissionais de marketing tem avaliado cada clique e comportamento para aperfeiçoar a eficiência das suas ações. No caso do email marketing, saber se as conversões geram lucros ou prejuízos é entender onde sua campanha está dando certo e no que ela precisa melhorar. Assim, ao construir suas métricas pense: mensurar os resultados faz com que pontos importantes possam ser referências para os próximos envios.

Posts relacionados: