Masonry Gallery Categories
fonte: Gestão para contadores

23 dez Abordagens erradas que afastam clientes

Uma abordagem incorreta pode mandar embora até o cliente mais decidido a comprar. E pior do que isso, uma abordagem infeliz pode acabar com a relação de muito tempo com um cliente, e levá-lo a nunca mais fazer compras com a empresa. Para evitar que isto aconteça, listamos algumas abordagens a serem evitadas. Confira:

1º erro: ter pressa de vender

A primeira e a mais perigosa é a pressa de vender. Cada um tem seu tempo para decidir, uns demoram mais, outros demoram menos. Não atropele o comprador com sua falta de paciência, forçando a tomar decisões antes da hora. Isso pode irritar o cliente e fazer ele não efetuar a compra.

2º erro: subestimar o cliente

Vivemos na era da informação. Hoje em dia, as pessoas fazem muitas pesquisas antes de comprar, pesquisam preço, onde comprar, as funcionalidades do produto/serviço e etc. Ou seja, não trate o comprador como se ele não conhecesse nada, converse com ele sobre o mercado e esteja preparado para conhecer seu cliente. Dizer para o cliente o que ele deve fazer e como ele deve fazer costuma ser ofensivo, então, só diga isso quando/se ele perguntar.

3º erro: desconsiderar as objeções do cliente

É normal surgir algumas objeções no processo de compra.  Segundo o Ênio Klein, especialista em vendas, as objeções são importantes, pois normalmente indicam uma intenção de compra favorável. Nunca desconsidere ou não a leve a sério, o cliente sentirá inseguro e pode não efetuar a comprar.

4º erro: ser invasivo

Evite atitudes invasivas e escute a resposta antes de perguntar. Coloque-se no lugar do cliente e entenda o que ele precisa antes de enchê-lo de ofertas. Tenha um comportamento que crie confiança e empatia com o cliente, seja agradável, mas não force para não parecer falso, principalmente, não faça falsas promessas.

5º erro: sair do foco

Oferecer alternativas é sempre saudável, mas não esqueça do objetivo do cliente. Não fique empurrando mais produtos para ele levar, é sempre melhor perder a venda do que lidar com a frustração de um cliente que comprou algo que não precisava. Se for oferecer algo, seja objetivo e ofereça um produto/serviço que possa fazer a diferença e que complemente o que ele já esta comprando.

Posts relacionados: