Masonry Gallery Categories
blog

08 out 10 Dicas para aumentar suas vendas no e-commerce no Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma das datas promocionais que mais movimenta o varejo durante o ano. Segundo dados do Boa Vista SCPC, o comércio de lojas físicas deve aumentar as vendas em 2,5% em relação a 2017.

Já o comércio eletrônico deve movimentar R$ 2,1 bilhões em vendas, um aumento de 4% em relação ao ano passado. Além dos brinquedos, que lideram a lista de preferência, materiais esportivos e aparelhos eletrônicos também devem ser comercializados nas lojas virtuais nesta data. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico estima que mais de 8 milhões de pedidos devem ser realizados entre 24 de setembro e 12 de outubro.

Para aproveitar esta oportunidade, preparamos algumas dicas para você aumentar suas vendas pelo site.

1- Customize seu e-commerce para a data

Se você tiver a possibilidade de customizar seu site, essa é uma ótima prática para aproveitar melhor a data. Deixe-o mais colorido, utilize banners atrativos com foco nas ofertas principais de presentes para as crianças, use fontes mais divertidas. Isso ajuda seu cliente a “entrar no clima” e converter melhor. Nas páginas dos produtos procure adicionar vídeos explicativos dos próprios fabricantes de como os produtos funcionam, quais seus diferenciais, etc. Isto dá mais confiança para o cliente realizar a compra sem medo de errar na escolha. Fique atento também para que os filtros do site sejam amigáveis e intuitivos, que ajudem na busca e, consequentemente, na conversão em vendas.

2- Utilize fotos atrativas no seu e-commerce

As imagens dos produtos são muito importantes. Utilizar fotos bem produzidas, com ferramenta de zoom, que mostrem os produtos em detalhes, além de mostrar profissionalismo do seu site, geram muito mais confiança e segurança para o cliente comprar. As fotos são uma poderosa arma de conversão em vendas.

Muitas lojas virtuais optam por fotografar seus produtos e, para isso, é necessário adquirir ou alugar um equipamento adequado (câmera profissional, luz e cenários). É preciso que a foto esteja em boa qualidade, que atraia o consumidor. Recomenda-se também usar programas gráficos para tratar as imagens e também consertar pequenas imperfeições. É importante também que todas as imagens tenham um padrão de tamanho e alinhamento, para que seu site tenha um comportamento uniforme em qualquer tamanho de tela. Quanto mais agradável for a navegação, maiores serão as chances de fechar negócio.

3- Use as redes sociais a seu favor

Impossível hoje pensar em vendas online sem considerar a força e importância das redes sociais. Ferramentas como Facebook, Instagram e Twitter são as mais importantes para quem quer obter resultados e grande adesão dos consumidores. Na sua comunicação, busque fazer uma interação mais pessoal com os usuários em vez do tratamento impessoal e polido. Muitas empresas utilizam emojis e gírias para cativar seus clientes mais jovens. Antes de utilizar as redes sociais como base de sua divulgação, é importante traçar uma boa estratégia de marketing para obter melhores resultados.

4- Use a criatividade para call-to-action (CTA)

As ações de call-to-action, também conhecido como CTA, objetivam estimular o usuário a finalizar uma compra no seu site ou cumprir alguma tarefa que você deseja que ele faça. Para isso, disponibilize no seu e-commerce, informações sobre a empresa e sobre as transações, bem como ofertas e cupons de desconto. Como o tema é dia das crianças, utilize banners mais coloridos, mais vivos e deixe em destaque no e-commerce a ação (CTA) destinada ao período. Coloque sentido de urgência à sua mensagem utilizando termos como “por tempo limitado” ou “apenas nesta semana”. Isso incentiva os clientes a efetuarem a compra por impulso ou de forma mais rápida.

5- Apoie com boas campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing age como uma forma direta de comunicação entre a empresa e o cliente e, sendo bem utilizado, trazem ótimos resultados. Capriche nas artes, coloque links diretos dos produtos para a página dele na sua loja online, compartilhe novos produtos em primeira mão a seus clientes, ofereça esquemas de pontos e recompensas no site.

Trabalhe com antecedência para obter melhores resultados. Já na primeira semana de outubro, dispare um e-mail com as novidades e promoções que sua loja irá oferecer naquela época do ano. Apresente ofertas exclusivas para os clientes da sua lista de cadastro. Assim, as chances de compra e fidelização aumentam.

6- Avalie seu histórico de vendas

Caso você já tenha feito campanhas de vendas em anos anteriores, analise os resultados para descobrir quais ações funcionaram, quais deram mais resultados e quais não funcionaram para o seu público-alvo. Isso vai ajudar você a aprimorar suas técnicas. É importante também acompanhar as ações dos concorrentes. Elas podem ser fonte de inspiração para você e ajudar também a corrigir sua estratégia.

7- Conheça seu público

Como estamos falando de uma data promocional focada nas crianças, uma das medidas importantes para suas ações serem mais assertivas, é segmentar seu público. É preciso identificar quais de seus clientes são aderentes à sua oferta. Alguns filtros são importantes serem aplicados ao seu mailing como por exemplo: idade, estado civil, tem filhos, tem netos, etc. Essa segmentação é muito importante, pois não é muito efetivo ofertar presentes para crianças a um público que não tem perfil ou interesse por esse tipo de oferta.

8- Utilize um chat online no seu site

Tendo em mente que você está ofertando seus produtos para os adultos, que eles são os decisores da compra, e estão em busca de presentes para filhos, netos e sobrinhos, mesmo com todos os cuidados nas informações dos produtos citados nas dicas acima, ainda podem ocorrer dúvidas sobre sua oferta. As mais comuns são dúvidas como tamanhos, cores disponíveis, acessórios, funcionamento, adequação do produto para determinada idade da criança, prazos de entrega, etc. Mesmo sendo pontuais, elas podem atrapalhar e reduzir sua conversão. Ter um chat online é imprescindível nesses casos para dar mais confiança ao comprador e você realizar mais vendas.

9- Treine sua equipe de atendimento

Juntamente com o item acima, que sugere um atendimento diferenciado para aumentar a conversão, é muito importante que sua equipe de atendimento online receba um treinamento adequado para poder “falar a língua das crianças” e fornecer todas as informações aos adultos que estão querendo efetuar compras no seu site. Esse treinamento pode ser feito pelos próprios fabricantes dos produtos, e ajudarão muito para levar informações seguras e de qualidade sobre os produtos e suas funcionalidades. Como consequência você irá aumentar as vendas de seu site pelo conhecimento e qualidade do atendimento prestado ao cliente.

10- Prepare seu estoque

Imaginando que o dia das crianças é uma data pontual, é importante estudar os comportamentos passados de seu mercado para essa data, a sazonalidade dos anos anteriores, levando em consideração não só os fatores de venda, mas também os impactos do mercado. Estime seus estoques em quantidade e variedade adequados, objetivando o atendimento a pronta-entrega, pois o período de compra x entrega é curto e, nada seria mais desestimulante do que receber o produto desejado, após o dia das crianças.

Esperamos que essas dicas ajudem você a aumentar suas vendas.

Se você ainda não tem um chat para atendimento online na sua loja, conheça o Tolvnow.
Cadastre-se aqui e teste por 14 dias grátis.

Posts relacionados: